Moinho Oliveira

Moinho Oliveira
Fone:(81)3639-1270

A importância de beber líquido no verão

sábado, 26 de janeiro de 2013

"Durante o verão as pessoas transpiram mais, viajam, vão à praia, praticam mais esportes e se esquecem de beber líquidos ou exageram nas bebidas alcoólicas. Estes fatores podem causar desidratação", avisa a nutróloga Liliane Oppermann, diretora da Associação Médica Brasileira de Ortomolecular. 

Segundo Thais Souza, nutricionista da rede Mundo Verde, quem consome água de forma regular durante o dia ajuda o corpo a funcionar melhor e previne problemas de saúde, especialmente no verão. "A água tem um papel regulador de muitas funções de nosso organismo, desde o controle da temperatura até o bom funcionamento do sistema circulatório", afirma. 
Por isso, os cuidados com as crianças e os idosos devem ser redobrados durante o verão. "Os mais velhos não sentem sede e os pequenos não entendem a sede. Portanto, é necessário oferecer a eles água e outros líquidos em diversos momentos do dia", alerta Liliane. "Vale lembrar que não devemos esperar sentir sede para ingerir líquidos, pois a sede já é um sinal de desidratação", afirma Thais.
Vantagens da hidratação:
Beber líquidos traz diversas vantagens. Uma delas é auxiliar no emagrecimento. "As bebidas promovem saciedade ao favorecer a distensão gástrica, ou seja, a sensação de estômago cheio. Principalmente se forem ingeridas cerca de 30 minutos antes das principais refeições, favorecendo a redução do consumo de calorias", esclarece a nutricionista Thais. 
"Além disso, o centro da sede está próximo do centro da fome, ambos localizados no cérebro mais precisamente no hipotálamo. Quando ingere muito líquido, a pessoa pode perder a sensação de fome e comer menos", ressalta a nutróloga Liliane. "A água também auxilia na formação do bolo fecal e facilita a absorção das fibras, evitando a prisão de ventre", afirma a nutricionista Bruna. 
A pele é outra beneficiada pelo consumo correto de líquidos no verão. "Um dos primeiros sinais da falta de água se dá na pele e nas mucosas. A falta de ingestão de líquidos deixa a pele flácida e sem viço. Além de deixar a pele hidratada e firme, beber água também favorece a excreção de toxinas através das fezes, urina e suor, o que deixa a pele mais bonita", alega Thais. "A hidratação mantém a pele luminosa e saudável, além de favorecer também a beleza dos fios de cabelo", observa Liliane. 
Quando desidratada, a pessoa apresenta diversos sintomas como cãibra, fadiga e diarreia. "As pessoas até confundem os sintomas com cansaço, por isso é tão importante estar atento e se prevenir para não atrapalhar suas férias por causa de uma desidratação", indica a nutróloga.
Dicas e cuidados:
Para ficar bem hidratado no verão, as bebidas mais indicadas são água mineral, água de coco e suco de frutas. "A água de coco é ótima por ser uma bebida isotônica que hidrata o corpo e repõe sódio e potássio. Também indico suco de abacaxi, limão e outras frutas aquosas", recomenda a médica Liliane."A água não possui calorias e é fonte de minerais. 
Se você não gosta de água pura, crie uma versão aromatizada colocando folhas de hortelã, alecrim, rodelas de laranja ou limão", aconselha Thais. "Procure ingerir muitas frutas, como tangerina, kiwi, melão e melancia, porque elas possuem alto teor de água e ajudam na hidratação", sugere a nutricionista Bruna. "Verduras e alguns legumes, como abobrinha e chuchu, também possuem água em sua composição", avisa a Liliane. 
Os chás também são ótimas opções para garantir a hidratação. "Entre as infusões mais apreciadas destacam-se a camomila, erva cidreira, erva doce, hortelã e menta. Os chás não devem ser adoçados, então, para dar sabor, adicione canela em pau, cravo, rodelas de laranja e tangerina", indica Thais. 
Além disso, cuidado com os petiscos em praias, clubes e restaurantes. "Os petiscos possuem muito sal, aí para matar a sede as pessoas tomam cerveja ou outras bebidas alcoólicas. Procure tomar um copo de água mineral entre uma cerveja e outra para evitar a desidratação. Também evite abusar do sal, pois ele causa retenção de líquidos", explica a nutróloga. 
Fonte: BBEL
bbel.uol.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB